O Colégio Acadêmico de Limeira conquistou a medalha de ouro na Etapa Regional Campinas 1, da Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada neste final de semana no Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca), em Campinas. Os alunos superaram as expectativas e desbancaram equipes favoritas entre as 32 escolas participantes.
O Colégio competiu com três equipes, sendo que a “Casa Suja, Chão Sujo” representado pelos alunos Lucca Biaggio Argenton Sciota, Diego Lopes Feres e Loic Stephanie Brouwers, conquistou o primeiro lugar e levou a medalha de ouro. A equipe “Sputnik” dos estudantes Rodolfo Engelmann, Enzo Manfredi Oliveira e Danilo Mateus Rubin ficou em quarto lugar. Ambas estão classificadas para a Etapa Estadual, que acontece no dia 9 de setembro, em São Bernardo do Campo. Já a equipe “Camarão, Macarrão e Caramujo” ficou em 9º lugar.
Os competidores participaram de três rounds (apresentações) e as melhores notas foram computadas. “No final, foi um silêncio para ouvir o nome dos ganhadores e grande surpresa foi nossa equipe estar em primeiro lugar”, disse Diego, um dos campeões. “Nunca achei que iríamos tão longe. Mas, depois de um período tinha certeza que chegaríamos ao primeiro lugar. E foi o que aconteceu. Não tenho palavras para descrever esse momento", falou Lucca.
A coordenadora do Projeto Lego Claudia Brasil Vieira, acompanhou os alunos na competição e não esconde a felicidade de trabalhar com os adolescentes. “Saímos correndo em disparada quando foi anunciada nossa vitória. É a concretização de um trabalho gradativo. Construímos isso”, disse a professora.
Para a diretora do Colégio Acadêmico Ezilda Di Giorno Bueno da Silva, a conquista tem um peso significativo para a instituição, pois, todos trabalham com um único objetivo que é a vitória. "E quando ela acontece, vemos que estamos no caminho certo", descreveu.
O Colégio Acadêmico participa da Olimpíada Brasileira de Robótica desde 2015. A partir desta semana os alunos retornam aos treinos para participar dos próximos compromissos.