O engenheiro da Computação Pedro Eugênio Cunha Brigatto, especialista em sistema arduino (sensores tecnológicos) ministrou palestra nesta quarta-feira, 16 de agosto, no Colégio Acadêmico de Limeira, para os 13 alunos que irão viajar para Melbourne, na Flórida, em setembro, para participar da Jornada Internacional de Ciência e Tecnologia da Nasa (EUA).
Este é o segundo encontro que o profissional realiza com os estudantes. Pedrinho como é conhecido, ministrou palestra em inglês e dessa vez levou um protótipo para a sala de aula com o objetivo de simular equipamentos que poderão ser encontrados na Agência Espacial. A intenção do engenheiro é de que os alunos aperfeiçoem o idioma e se informem de detalhes tecnológicos.
Ex-aluno do Colégio Acadêmico, Pedro é formado pela Ufscar (Universidade Federal de São Carlos). Para ele, os adolescentes precisam ter uma visão muito além das belezas que encontrarão e questionar os instrutores para que a viagem seja proveitosa. "Mostrei um sistema para desmistificar que um software é difícil de ser desenvolvido. Eles precisam observar quais as possibilidades que o mundo oferece para novas soluções", idealiza.
De olhos grudados nas explicações do engenheiro Eloísa Elisabeth Dias, do 9º ano, não perdeu a chance de aprender sobre tecnologia. "Espero aprender muito lá na Nasa. Não pode ser uma simples viagem, é uma viagem de conhecimentos", analisa.
Caíque Zaccarias do 2º ano, do Ensino Médio, desconhecia vários itens do programa e agora estará mais atento as novidades. "Essa aula foi ótima para expandir meus conhecimentos e também o meu vocabulário", disse. Os alunos foram acompanhados pelas professoras de inglês Mônica Cristina d`Alóia e Luciana Bellini.
A Jornada Internacional de Ciência e Tecnologia acontecerá entre 10 e 16 de setembro e o Colégio Acadêmico é o único da região de Campinas a participar do evento. O objetivo é inspirar, motivar e encorajar jovens a seguir carreiras nas áreas de: Tecnologia, Engenharia, Ciência e Matemática.
A preparação para viagem aos Estados Unidos ocorre seis meses antes com aulas em inglês com ênfase em conversação e vocabulário específico sobre tecnologia. Os alunos selecionados têm entre 14 e 17 anos e estudam do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.