Bem estar e direito dos animais - Portal Cordero Virtual

Bem estar e direito dos animais

25/04/2020 14:04:28
Muito ouvimos falar entre bem-estar e direito dos animais, mas você sabia que são coisas diferentes?

É muito normal as pessoas confundirem os conceitos de bem-estar animal com direito dos animais, já que ambos estão relacionados à garantia de uma boa vida e respeito aos animais, porém, não são termos sinônimos. Vou tratar aqui de algumas diferenças.

Pode parecer confuso, mas os dois termos estão relacionados à garantia de uma boa vida aos animais.

O que seria o bem-estar animal?

O bem-estar animal vem sendo construído há décadas e não se preocupa apenas se o animal está com boa saúde. Isso porque o bem-estar animal é uma ciência e, como tal, trabalha com parâmetros mensuráveis e relacionados à diversas características, como meio ambiente, manejo, temperatura ambiente, comportamento do animal e outras características que influenciam diretamente na vida do animal. Isso porque os animais são seres sencientes (que sentem emoções como dor, alegria e estresse) e também procuram por uma boa vida.

Atualmente, o bem-estar animal está cada vez mais difundido ao público em geral, especialmente no que se refere aos animais de fazenda. É comum ver nas prateleiras dos supermercados, produtos com certificados e selos de bem-estar animal.
Mas a definição de bem-estar integra também os animais de estimação, afinal, eles precisam estar bem alimentados, confortáveis, ter convivência com membros de sua espécie, ter local adequado para dormir e condições adequadas para brincar e expressar os comportamentos naturais da sua espécie.

E o que seriam os direitos dos animais?

Os direitos dos animais, por outro lado, é um movimento que procura garantir, principalmente, regras e legislações que assegurem o respeito e a proteção dos animais contra maus-tratos e outros atos cruéis.

Existe uma Declaração Universal dos Direitos dos Animais, criada em 1978, que estabelece muitas dessas regras. Encontramos nessa Declaração, por exemplo, que o abandono de um animal é um ato cruel e degradante e que nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem.

O movimento dos direitos dos animais é mais relacionado com ética e legislação, enquanto o movimento do bem-estar animal é mais relacionados à ciência que estuda os aspectos físicos e psicológicos que garantem uma vida que valha a pena ser vivida.

Mesmo que sejam diferentes, esses dois conceitos se integram e buscam o que todos desejamos: Que os animais sejam bem cuidados, estejam protegidos e sejam respeitados.
 Politiconomia - Portal Cordero Virtual
Politiconomia
Por: Marcelo L. Braga
Espaço para trazer assuntos da economia e da política, ajudando na formação de opiniões e cidadania.
Compartilhe:
MAIS ARTIGOS DESTE COLUNISTA

Outras Colunas:
Os conteúdos publicados por colunistas ou visitantes no Portal Cordero Virtual não expressam a opinião do Portal Cordero Virtual, sendo de responsabilidade de seus autores. Clique aqui e veja os Termos e Condições de Uso do Portal Cordero Virtual.
Clique Aqui

2001-2020 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71