O nazismo era socialista ou capitalista? - Portal Cordero Virtual

O nazismo era socialista ou capitalista?

27/01/2020 10:32:16
Esse tema espinhoso tem dominado as discussões em redes sociais depois do episódio (parafraseando Sérgio Moro) bizarro, acontecido com o Ministro da Cultura.

Parece que, na onda de que tudo que é ruim no mundo é da direita, pessoas da esquerda tupiniquim tentam impor que qualquer pessoa com um mínimo de formação tem a obrigação de aceitar que o nazismo era capitalista. 
Claro que essa afirmação, que é aceita e propagada cegamento por intelectuais de esquerda, não sobrevive ao mínimo teste de lógica. 

Na Alemanha, os primeiros defensores do “socialismo de estado” apareceram um pouco antes de Marx. Rodbertus foi o primeiro estudioso socialista que defendeu o controle de produção e de distribuição pelo Estado e foi seguido por Ferdinand Lassalle, cuja capacidade argumentativa rapidamente tornou essa ideia bastante popular na Alemanha.
O socialismo Alemão possuía uma característica bastante interessante: O empreendedorismo não era totalmente regulado, a produção não era totalmente controlada e mantinham, ao menos aparentemente, a propriedade privada e as transações de mercado.

Porém, isso era apenas superficial, pois através de um intrincado sistema de intervenção, os produtores não podiam antecipar a demanda e otimizar os lucros, sendo essa atividade especulativa exclusiva do Estado Alemão.
Os Nazistas controlavam os preços, os salários e alocavam a produção. Apesar da propriedade dos meios produtivos estarem nas mãos da iniciativa privada, quem decidia qual produto, a quantidade, o preço e os salários era o Estado Alemão.

Os primeiros a rotular os Nazistas de capitalistas foram os soviéticos socialistas, pois eles não conseguiam entender o sistema implantado na Alemanha, que mudava a metodologia apontada por Marx. Os Alemães começaram a diferenciar na prática o socialismo do comunismo, termos que eram, e até hoje as vezes são, usados de forma intercambiável.

A União Soviética era puramente socialista, seguindo a fórmula de Marx passo a passo. Mas os Nazistas, que ainda tinham em mãos uma Alemanha com muita desigualdade social, deveriam, mesmo que superficialmente, manter algumas aparências capitalistas, como a propriedade privada.

Diante da dificuldade dos Soviéticos em entender o moderno sistema socialista Alemão, tão logo a Alemanha invadiu a União Soviética, Stálin e seus súditos começaram a divulgar a narrativa da Alemanha como um Estado Capitalista.
Naquela época, assim como hoje no Brasil, a narrativa de que a os Nazistas eram capitalistas não passa de uma falácia conveniente, que não sobrevive a uma análise econômica minimamente honesta.
 Politiconomia - Portal Cordero Virtual
Politiconomia
Por: Marcelo L. Braga
Espaço para trazer assuntos da economia e da política, ajudando na formação de opiniões e cidadania.
Compartilhe:
MAIS ARTIGOS DESTE COLUNISTA

Outras Colunas:
Os conteúdos publicados por colunistas ou visitantes no Portal Cordero Virtual não expressam a opinião do Portal Cordero Virtual, sendo de responsabilidade de seus autores. Clique aqui e veja os Termos e Condições de Uso do Portal Cordero Virtual.
Clique Aqui

2001-2020 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71