Crise de abastecimento (#atualizando) - Portal Cordero Virtual

Crise de abastecimento (#atualizando)

18/01/2020 09:42:47
A crise hídrica vivida entre os anos de 2015/2016 foi vencida. Vencida, aliás, com muito custo. Mas desde aquela crise absurda, nunca se viu a cidade com tamanha falta de abastecimento. 

Nunca na história da cidade passamos tantos dias sem abastecimento. Sempre houveram tempestades, chuvas torrenciais, raios, mas nunca… nunca ficamos tanto tempo com as torneiras secas.

As críticas feitas por causa do racionamento no passado foram bastante duras e naquela época existia solução, soluções fáceis, prolixas e retóricas. Pessoas da oposição da época insistiam em culpar o prefeito até pela falta de chuvas - é a vida.

Hoje nós não temos mais uma crise hídrica, ela foi vencida e as chuvas, graças ao bom Deus (e não ao prefeito) voltaram a cair normalmente. Mas o que temos agora é uma crise de abastecimento.

A falta de água acontece todos os dias nas torneiras da cidade toda. As desculpas sempre variam: Queimou bomba; rompeu adutora; esqueceram de abrir registro e agora, a mais nova desculpa - e difícil de provar - é que as pessoas estão armazenando água.

O SAAE, por outro lado, se omitiu em alertar que havia riscos e corroborou com a afirmativa falsa do Prefeito de que “o problema da água era pontual”. 

Alguém se lembra da adutora que se rompeu sob a Rodovia Washington Luiz? Acho que está rompida até hoje. Pior, rompeu da cidade toda.

Hoje temos um racionamento que sequer é respeitado pela própria administração, problemas com raios, problemas com bombeamento, problemas de distribuição, são apregoados para que se corte o abastecimento, simples assim.
Em quase 4 anos, tudo isso poderia ter sido melhorado, pois as críticas foram fortes no período eleitoral, no entanto, parece que a arrogância de terem sido eleitos com mais de 50% dos votos subiu à cabeça e esqueceram do mais básico do básico. ADMINISTRAR.

Quando escrevi sobre a água nesse espaço pela primeira vez, teve quem me chamou de mentiroso; teve secretário rebatendo em rede social e teve até o Prefeito dizendo que era oposição barata.

Pode ser barata, mas o que não está barata é a conta de água que cobra pelo ar saindo das torneiras.
Mas a pergunta que realmente devemos fazer é: Já que a crise hídrica foi vencida, quando é que as interrupções diárias irão parar?

É preciso tratar a população com um pouco mais de respeito, pois  a falta de água na torneira foi o maior mote da campanha, mesmo sabendo que vivíamos um período de seca fora do normal. Hoje ainda temos falta de água mesmo com chuvas em abundância.

Ou muda a desculpa… opa! Não! Não! Chega de desculpas. Lá se foram 4 anos de conversa fiada.
 Politiconomia - Portal Cordero Virtual
Politiconomia
Por: Marcelo L. Braga
Espaço para trazer assuntos da economia e da política, ajudando na formação de opiniões e cidadania.
Compartilhe:
MAIS ARTIGOS DESTE COLUNISTA

Outras Colunas:
Os conteúdos publicados por colunistas ou visitantes no Portal Cordero Virtual não expressam a opinião do Portal Cordero Virtual, sendo de responsabilidade de seus autores. Clique aqui e veja os Termos e Condições de Uso do Portal Cordero Virtual.
Clique Aqui

2001-2020 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71