A esquerda está sumindo - Portal Cordero Virtual

A esquerda está sumindo

24/12/2019 06:22:46
Com o resultado da última eleição do Reino Unido, fica evidente um fenômeno que está se alastrando por toda a Europa e países mais desenvolvidos. A Esquerda Socialista está perdendo espaço e está com o seu futuro incerto.
A visão econômica distorcia e atrasada, sua ânsia em promover políticas assistencialistas e a grande dificuldade de se fazer uma análise de pensamento honesta estão encontrando a realidade que o mundo vem mostrando: As pessoas não confiam mais nos políticos.

E isso é um grande problema para a esquerda, pois todo o seu discurso é vazio de resultado, baseado apenas na premissa de que devemos confiar no governo e no governante, pois no fim, tudo vai dar certo.

Com a estrondosa vitória do partido de direita no Reino Unido, com uma derrota jamais vista ao Partido Trabalhista, a mídia do mundo todo entrou em estado de negação.

No mesmo movimento de quando Trump venceu a eleição nos Estados Unidos, jornalistas e intelectuais da esquerda estão fundindo os neurônios para tentar explicar a realidade que está se instalando.

A explicação viável pode ser uma: A Esquerda está morda, teve morte cerebral. Está vivendo uma osmose dos feitos fáceis de um passado quando a narrativa era bem aceita e a população era manipulada pelo grito e pela vitimização.
Os eleitores do mundo todo estão abrindo os olhos com o passar das décadas. Atacar os ricos, defender recursos ilimitados para programas sociais, regulações e controle sobre os setor privado e limitação da liberdade individual são propostas que imediatamente colocam as pessoas em alerta, pois tudo isso significa dar mais poder ao Estado.
Tudo que a Esquerda vem oferecendo é o velho e caquético ressentimento de classes, confisco através de contribuições de todas as modalidades e siglas, estatização e muitos, muitos sindicatos.

Esse modelo simplório de pensar macroeconomia está fadado ao iminente fim.

Mas parece que a Esquerda realmente ainda não se deu conta de que vem perdendo eleitores e isso está sendo um fenômeno mundial. O Brasil e o Uruguai são os exemplos disso em uma América Latina onde a Esquerda sempre teve vantagem e um certo conforto.

É claro que essa tendencia não é absoluta, com ocorreu na Argentina, mas podemos comemorar a ruína de um pensamento ideológico que varreu grandes democracias. As ideologias que defendem o crescimento do Estado estão ruindo em descrédito. No mundo todo.
 Politiconomia - Portal Cordero Virtual
Politiconomia
Por: Marcelo L. Braga
Espaço para trazer assuntos da economia e da política, ajudando na formação de opiniões e cidadania.
Compartilhe:
MAIS ARTIGOS DESTE COLUNISTA

Outras Colunas:
Os conteúdos publicados por colunistas ou visitantes no Portal Cordero Virtual não expressam a opinião do Portal Cordero Virtual, sendo de responsabilidade de seus autores. Clique aqui e veja os Termos e Condições de Uso do Portal Cordero Virtual.
Clique Aqui

2001-2020 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71