Câmbio Mata - Portal Cordero Virtual

Câmbio Mata

10/12/2019 23:20:44
Recentemente o Presidente americano deu um sinal de que está bastante incomodado com a desvalorização do real, entendendo que isso está acontecendo de forma deliberada.

O Brasil hoje vive um cenário ha muitos anos sonhado por operadores econômicos. Ibovespa disparou mais de 15% nos últimos trimestres; O PIB está superando todas as expectativas e a SELIC dá sinais de que irá atingir 4,5% ao ano, patamar nunca alcançado na história. Ou seja, o crescimento está vindo de forma natural, sem ser artificialmente impulsionado pelo governo -  como aconteceu nos últimos mandatos.

Para ajudar, os bancos estatais estão sendo superados pelos bancos privados na oferta de crédito, o que significa que o dinheiro está ficando mais barato sem as aventuras dos gastos públicos, pois bancos estatais sempre seguem critérios políticos para emprestar dinheiro; os bancos privados seguem o mercado.

Mas a má noticia está vindo do câmbio, com o dólar chegando a R$4,20.

O mercado mundial está preocupado que essa desvalorização do Real seja deliberada, o que prejudica a confiança dos investidores sobre a solidez do crescimento. O ministro Paulo Guedes já declarou que não pretende intervir nessa alta, deixando o valor flutuar sem que o Banco Central faça um ataque agressivo de venda de dólar para fortalecer a moeda nacional.

Se realmente a política for deixar o Real desvalorizado, isso pode colocar por terra todo o trabalho feito na SELIC pelo Banco Central, pois o dólar muito forte pode atingir drasticamente a inflação do país. Se depreciar a moeda nacional fosse o caminho do crescimento, Venezuela e Zibábue seriam potências mundiais.

O valor atual do dólar ainda não provocou um aumento generalizado nos preços porque os produtos básicos (commodities) estão perto de seus valores mínimos históricos, porém, produtos diretamente ligados à moeda americana, como combustível e carne, já começam a gerar incomodo pelos preços que estão atingindo.

Delfin Neto, no passado, já adotou uma política parecida, promovendo crescimento com uma brutal desvalorização de 30% da moeda brasileira da época. Em moeda nacional o Brasil cresceu mas em dólar ficamos mais pobres, a inflação dobrou em 100% e logo após, tivemos a década perdida.

Trump, se adiantando à uma possível política perversa brasileira com o truque cambial, disse que irá aumentar as tarifas do aço. 

A inflação aleija, mas o câmbio mata.
 Politiconomia - Portal Cordero Virtual
Politiconomia
Por: Marcelo L. Braga
Espaço para trazer assuntos da economia e da política, ajudando na formação de opiniões e cidadania.
Compartilhe:
MAIS ARTIGOS DESTE COLUNISTA

Outras Colunas:
Os conteúdos publicados por colunistas ou visitantes no Portal Cordero Virtual não expressam a opinião do Portal Cordero Virtual, sendo de responsabilidade de seus autores. Clique aqui e veja os Termos e Condições de Uso do Portal Cordero Virtual.
Clique Aqui

2001-2020 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71