Setembro Verde: Inclusão Social - Portal Cordero Virtual

Setembro Verde: Inclusão Social

23/09/2019 23:27:36
Alguns de vocês podem achar que em setembro é só o mês da conscientização de prevenção ao suicídio, que por sinal é uma causa altamente relevante já que no Brasil já passam de 100 mil casos por ano.

Mas quero chamar à atenção a outra campanha que está presente no estado de São Paulo desde 2017 que é o “Setembro verde”. Foi instituído nacionalmente o dia 21 de setembro, para comemorar e conscientizar as pessoas sobre a inclusão das pessoas com deficiências na sociedade. 

É um mês para nos lembrar da luta de milhares de deficientes por mais igualdade, respeito e principalmente menos preconceito.

Sabemos que somos uma grande parte da população brasileira, mas nós somos vistos como “ineficientes” aos olhos dos “normais”.

Algumas pessoas nos “rotulam” através de nossa fisionomia, ou por causa de algum utensilio que usamos (seja ela: cadeira de rodas, bengalas, óculos, muletas...), masse esquecem que tem um grupo de deficientes que não são tão perceptíveis (como: autistas leves, TDH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), paralisa cerebral leve) 

Refletir sobre o assunto é importante, saber o que nós passamos é valido, mas queremos ter visibilidade o ano todo, pois queremos um país mais acessível, com mais oportunidades. 

A deficiência não nos define, mas faz parte de nós, nossa luta não é para sermos “especiais”, mas, para termos leis e o cumprimento delas.

“A luta continua... quando cada um acreditar na sua” -Renato Bisturi.

 Aprendendo a Ser - Portal Cordero Virtual
Aprendendo a Ser
Por: Mariana Chagas
Reflexões sobre a vida de uma jovem deficiente, apaixonada por livros, séries, filmes, viagens;que está sempre em busca de suas realizações.
Compartilhe:
MAIS ARTIGOS DESTE COLUNISTA

Outras Colunas:
Os conteúdos publicados por colunistas ou visitantes no Portal Cordero Virtual não expressam a opinião do Portal Cordero Virtual, sendo de responsabilidade de seus autores. Clique aqui e veja os Termos e Condições de Uso do Portal Cordero Virtual.
Clique Aqui

2001-2020 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71