Política e Mudanças - Portal Cordero Virtual

Política e Mudanças

14/09/2019 11:35:29
Vamos lembrar uma famosa frase de Maquiavel: A política é um jogo, cujo objetivo é alcançar e manter o poder.
Dentro dessa premissa, que só podemos tomar como verdadeira, visto o comportamento de todos que estão na política, um político deve tomar decisões o tempo todo para se manter jogando. Mas o problema se coloca quando uma decisão não tem o apoio da opinião pública e insistir nela significa assumir o risco de perder votos.

Dentro do campo da economia, o governo atual vem enfrentando um grande desgaste diante da opinião pública, pois as medidas que precisam ser tomadas para acertar o país não são tão populares.

A opinião pública é, basicamente, formada por costumes, valores e percepção de curto prazo em um determinado período de tempo. Muitas vezes, as pessoas relutam às mudanças por não conseguirem visualizar os benefícios no longo prazo e já estarem acostumadas com as coisas como estão.

A dificuldade de se implantar medidas que, a principio, podem ser impopulares, pode ser enfrentada através de discursos que apelem para a lógica, para a emoção ou pela moral, tudo depende da gama de pessoas que se pretende atingir, no entanto, uma coisa é óbvia, todos que estão dentro desse governo devem falar a mesma língua.

É possível dizer, sem muita margem de erro, que o governo federal está enfrentando uma crise de alinhamento institucional que, até certo ponto pode ser saudável, mas que se não for articulada na medida correta, poderá inviabilizar a comunicação entre poderes e travar as mudanças necessárias para o crescimento.

Falar a mesma língua não significa que os poderes devem ser subalternos e se curvarem à todas as vontades postas. Significa, ao menos, conseguir dialogar e chegar a pontos comuns dentro de uma infinidade de pontos controversos, minimizando assim o impacto diante da opinião pública.

Não existe espaço para o “tudo ou nada” ou para o “vai ou racha”, pois esse posicionamento na implantação de uma medida pode encontrar na opinião popular, como dito acima, uma grande aversão pela falta de um bom discurso. E essa aversão, além de afastar o que poderia ser uma boa medida também pode ter um grande custo político.

Jogar o jogo do poder é, principalmente, saber lidar com a opinião pública e, se os jogadores não estiverem dispostos a dialogar sobre as regras, chegar ou se manter no poder pode ser bem difícil, para ambos os lados.
 Politiconomia - Portal Cordero Virtual
Politiconomia
Por: Marcelo L. Braga
Espaço para trazer assuntos da economia e da política, ajudando na formação de opiniões e cidadania.
Compartilhe:
MAIS ARTIGOS DESTE COLUNISTA

Outras Colunas:
Os conteúdos publicados por colunistas ou visitantes no Portal Cordero Virtual não expressam a opinião do Portal Cordero Virtual, sendo de responsabilidade de seus autores. Clique aqui e veja os Termos e Condições de Uso do Portal Cordero Virtual.
Clique Aqui

2001-2020 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71