Aladdin: Uma história e muitas lições - Portal Cordero Virtual

Aladdin: Uma história e muitas lições

11/07/2019 14:48:50
Já fora mao cinema assistir a nova adaptação da Disney de Aladdin? Mesmo que não, acredito que já conheçam essa belíssima história. Abaixo um breve resumo para relembrá-los: Aladdin é um jovem plebeu que vive de pequenos roubos em Agrabah. Um dia, ele ajuda uma jovem a recuperar um valioso bracelete. Ela diz ser a criada da princesa,mas na verdade é a própria princesa Jasmine. Aladdin logo fica encantado por ela, e ao procurá-lano palácio, descobre sua verdadeira identidade.Nisso ele acaba sendo capturado por Jafar, o braço direito do Sultão, que conspira para assumir seu trono. E por isso exige,para libertar Aladdin, uma lâmpada mágica, onde habita um gênio capaz de conceder três desejos ao seu dono.

E se fosse você que encontrasse a lâmpada mágica? O que você pediria? Uma casa nova? Um carro novo? Hum... Tem tantas coisas boas para pedir, não é mesmo? Mas não é assim que funciona. Já pensou se todos os seus desejos se realizassem? E de todo mundo também? Que confusão seria! Talvez até perdesse a graça, afinal é tão gostoso conquistar algo que queremos tanto. Se ficar fácil demais, acho que nem daríamos o devido valor.

Se essa história lhe parece “infantil”, posso-lhe demonstrar algumas lições importantíssimas para nossas vidas.

Uma delas seria a alegria e o compartilhar. Como é importante manter o coração grato e vibrar alegria por onde passamos independente das circunstâncias.E a gratidão em poder compartilhar o que temos, mesmo não tendo muito, com aqueles que necessitam mais que a gente.
Preste atenção em Aladdin.É um rapaz pobre e órfão, e mesmo assim estava sempre de bom humor, e não reclamava de nada. O pouco que tinha, ainda dividia com as outras pessoas necessitadas. Tenho certeza que pessoas assim tornariam o mundo bem melhor, não acha?

Outra lição é a amizade, como é importante manter laços afetivos em nossas vidas. Pessoas em quem confiamos, dividimos, choramos, compartilhamos, nos divertimos...
O gênio se tornou um grande amigo de Aladdin. Um ajudou muito o outro, como acontece nas verdadeiras amizades. Enquanto o gênio ganhou sua liberdade através de Aladdin;este recebe grande apoio emsua conquista pela pessoa amada.

Mas também aprendemos com Jafar, que se fazia amigo do sutão, mais conspirava contra ele. Seu plano era casar com Jasmine e assumir o trono. Será que todos que se dizem amigos, são realmente? Precisamos prestar atenção, pois existem alguns que se dizem “amigos”, mas só querem tirar proveito da nossa amizade. Conhece alguém que te procura sempre que está com problemas, mas quando você precisa dividir os seus nunca tem tempo para você? É disso que estou falando.

Para mim, a última e mais importante lição, é sobre o empoderamento da mulher. Jasmine ganha forças, e pode se casar com quem realmente ama.Demonstra espírito aventureiro, ao sair da proteção e conforto do seu palácio, para conhecer o mundo. E anseia suceder seu pai, demostrando capacidade para tal feito.

Acredito que essas lições são válidas às crianças e adultos: ser alegre, compartilhar boas coisas, valorizar amizades sinceras, e estar atento a falsidades existentes, sermos mulheres/homens com poder de viver de forma autentica, com igualdade e respeito pelas nossas decisões.

Se mesmo assim ainda não te convenci que o filme é legal, então te convido a conferir a trilha sonora belíssima desse filme.
“Um mundo ideal, é um privilégio ver daqui, ninguém pra nos dizer o que fazer, até parece um sonho” – trecho da música: Um mundo ideal (Aladdin)
 Aprendendo a Ser - Portal Cordero Virtual
Aprendendo a Ser
Por: Mariana Chagas
Reflexões sobre a vida de uma jovem deficiente, apaixonada por livros, séries, filmes, viagens;que está sempre em busca de suas realizações.
Compartilhe:
MAIS ARTIGOS DESTE COLUNISTA

Outras Colunas:
Os conteúdos publicados por colunistas ou visitantes no Portal Cordero Virtual não expressam a opinião do Portal Cordero Virtual, sendo de responsabilidade de seus autores. Clique aqui e veja os Termos e Condições de Uso do Portal Cordero Virtual.
Clique Aqui

2001-2020 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71