Atualmente o termo "inclusão" tem sido bastante discutido, principalmente a escolar e no mercado de trabalho. E o que vocês pensam sobre a inclusão social?
Quem nunca se sentiu um peixe fora d’ água, ao chegar num lugar desconhecido?
Imagine nós, deficientes, que somos “diferentes” aos olhos da maioria? Nem preciso dizer o quanto causamos estranheza e olhares curiosos. E por essa razão, muitos preferem evitar o convívio social, o que não é nada legal.
Sabemos que algumas famílias têm muitas dificuldades em aceitar a deficiência, e acabam se isolando e escondendo o deficiente. Fazem isso, muitas vezes, para evitar ter que dar explicações do tipo: "o que ele(a) tem?”, ou ouvir o termo tão pejorativo, "coitadinho(a)". Isso acontece com muita frequência.
Porém o benefício de estarmos inseridos é muito maior, do que o mal estar que algumas pessoas podem nos causar. Com o apoio da família e amigos, podemos melhorar nossa autoconfiança e ter maior consciência dos nossos direitos.
Graças à lei da acessibilidade, temos um cenário mais favorável. Ainda tem muito para se melhorar, mas está acontecendo aos poucos.
"The fundamentalsofcaring" - Amizades Improváveis, é um filme que nos mostra o quanto esse tipo de inclusão é (mesmo que difícil) possível e sobre a sua importância.
(Sinopse: Ben é um escritor que decide tornar-se cuidador após sofrer uma tragédia pessoal. Seu primeiro cliente, Trevor, possui distrofia muscular. Juntos, eles embarcam em uma viagem por diversos lugares).
Claro que nada vai impedir o sentimento que eu e você temos de nos sentirmos "peixe fora d'água". Mas o que podemos fazer para melhorar isso: sendo pessoas mais amáveis e sensíveis, conquistando um ambiente acolhedor e democrático a todos; com certeza teremos um mundo melhor para mim e para vocês!
“A estrada é feita para viver o sonho, meu amigo.” - The fundamentalsofcaring.
Os conteúdos publicados por colunistas ou visitantes no Portal Cordero Virtual não expressam a opinião do Portal Cordero Virtual, sendo de responsabilidade de seus autores.
Clique aqui e veja os Termos e Condições de Uso do Portal Cordero Virtual.