Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

REALIZAR BUSCA
REALIZAR BUSCA
 9 de março de 1886, a data de fundação de Cordeirópolis - Portal Cordero Virtual

9 de março de 1886, a data de fundação de Cordeirópolis

10/03/2019 18:35:54
A cidade de Cordeirópolis costuma comemorar seu aniversário em 13 de junho, por causa de seu padroeiro, Santo Antonio, data que é feriado municipal. Entretanto, de acordo com pesquisas realizadas pelo historiador Paulo César Tamiazo, a data de fundação da cidade é 9 de março. 

Pesquisando os livros de leis estaduais, arquivados no Centro de Memória da universidade, descobri que a data de criação do distrito de Cordeiro estava errada. Ao invés de 1889, como estava no brasão e na bandeira da cidade, a data correta era 1899. Levamos nossos estudos aos vereadores da época, e estes apresentaram um projeto para correção na lei de criação dos símbolos municipais em 1993. 

Recebi autorização no final do século XX para pesquisar os livros do Cartório de Notas da cidade, que este ano completa 120 anos e encontrei muitas informações valiosas. As fichas com os dados conseguidos naquela época estão guardadas e são importantes até hoje. Durante muitos anos publiquei artigos em jornais locais com minhas descobertas, até que resolvi reunir o que tinha conseguido encontrar em quase vinte anos de pesquisas em um livro, editado em 2012 pela Prefeitura Municipal. 

A partir de 2013, comecei a publicar artigos aqui no “Cordero Virtual”, recuperando aspectos da cidade, como o abastecimento de água, quando a cidade passou a ter energia elétrica, telefone, etc., além de recuperar dados importantes sobre o Bairro do Cascalho. Quando comecei a pesquisar, as pessoas achavam que o bairro tinha começado em 1893, mas descobri que nesta data ele foi emancipado, e já existia desde 1886. 

Com nossas pesquisas dos últimos 25 anos, conseguimos confirmar o início de alguns locais na cidade, como a Delegacia de Polícia, que no ano que vem fará 130 anos. Também a escola mais antiga da cidade, chamada “Coronel José Levy”, tem origem numa primeira escola criada há 130 anos, em fevereiro de 1889. Posteriormente, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo colocou na internet seus documentos antigos e dentre eles estava um abaixo-assinado, feito pelos moradores de Cordeiro em 1887, em que solicitava uma escola de primeiras letras. Com isso, estava claro que a cidade tinha pelo menos 125 anos. 

Há alguns anos, jornais digitalizados foram colocados na internet pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e pelas próprias empresas, como o jornal “O Estado de São Paulo”. Foi neste jornal em que se descobriu o momento de fundação da cidade: 9 de março de 1886. 

Antes disso, havia um documento preservado, datado de 30 de março de 1886, que indicava a venda de um terreno na cidade. Entretanto, com a descoberta de uma nota na edição do jornal “O Estado de São Paulo” de 14 de março daquele ano, finalmente chegou-se à data correta: 9 de março de 1886, pois foi naquele dia, há 133 anos, em que começaram os trabalhos de construção da Capela de Santo Antonio dos Cordeiros, a atual Igreja Matriz de Santo Antonio, origem da cidade. A partir desta descoberta, um marco foi colocado na Praça Comendador Jamil Abrahão Saad para relembrar a data. 

Nos últimos anos, publicamos dois livros, que continuam disponíveis para os interessados: um reunindo alguns artigos publicados em um site local e outro com as biografias dos homenageados nas ruas da cidade nos últimos 25 anos. Também publiquei um livro sobre a história do abastecimento de água na cidade desde a sua fundação. Atualmente trabalhamos em um livro para comemorar os 70 anos do Município emancipado e os 120 anos da existência do distrito de Cordeiro. Parabéns, Cordeirópolis, pelos 133 anos de existência!
 Revivendo História - Portal Cordero Virtual
Revivendo História
Por: Paulo César Tamiazo - Historiador - MTE nº 713/SP
Revivendo a Historia publica artigos periódicos sobre os mais variados temas da História de Cordeirópolis - https://orcid.org/0000-0003-2632-6546
Compartilhe:
MAIS ARTIGOS DESTE COLUNISTA

Outras Colunas:
Os conteúdos publicados por colunistas ou visitantes no Portal Cordero Virtual não expressam a opinião do Portal Cordero Virtual, sendo de responsabilidade de seus autores. Clique aqui e veja os Termos e Condições de Uso do Portal Cordero Virtual.

2001-2022 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71