O Populismo Começa nos Municípios - Portal Cordero Virtual

O Populismo Começa nos Municípios

26/08/2018 06:46:30
Quem me acompanha sabe que sou bastante municipalista, sigo uma boa parte da doutrina que entende ser o município o mais importante ente da federação brasileira, tudo acontece, primeiro, localmente.

Um grande exemplo é o que vem acontecendo no município de Pacaraima, em Roraima. Aquele município é o primeiro a lamentar e sofrer os infortúnios sofridos na Venezuela, visto a imigração de cidadãos daquele país, destruído pelo governo Maduro, para o Brasil; para dentro de nossos municípios. O suporte do Estado e do Governo Federal sempre vem depois, tardiamente, após episódios trágicos.

Então, não há duvidas que uma politica populista também começa pelos municípios. Ideologias da esquerda autoritária, sufocante e manipuladora, se iniciam dentro das prefeituras, onde um povo DESAVISADO, guiado pela inocência calcada em promessas de igualdade para todos, acaba por eleger um aficcionado por controle, poder e defensor do estado totalitário.

Nesse município, começam então, de maneira sutil e bem programa, a degradação dos empregos, a geração de renda e postos de trabalho através da máquina pública, sendo eles diretos ou indiretos e a distribuição de renda através de programas dos mais variados. E o empresário, aquele que realmente emprega, sofre pela estagnação gerada pela própria máquina pública. (Keynes explica). 

A baixa qualidade do ensino municipal, o controle e sufocamento de professores e a falta de interesse em parecerias para melhorar o ensino Estadual se instalam, e soluções milagrosas, com diplomas "delivery" e em curto espaço de tempo, precarizam o conhecimento e a mão de obra - realmente qualificada - desaparece. O ensino acaba se curvando à temas e matérias que irão gerar polêmica, mas pouca técnica.

Opositores e oposição são perseguidos pela mídia, geralmente toda rendida ao governo, que controla sua diretoria ou seus proprietários. 

A saúde, então, passa a ser "clientelista", onde os amigos que procuram e se submetem a conversar com "fulano" ou "cicrano" são colocados em posição privilegiada da maioria dos pacientes e aqueles que não querem - ou não sabem quem procurar - esperam na fila e sofrem com o atraso de suas consultas e cirurgias. Alguns acabam por recorrer ao judiciário!

E assim, esse modelo, que começa localmente e ganha força em um município, se amplia para outros municípios através de apadrinhados, acaba por contaminar um Estado e, por fim, um país inteiro, como nossa vizinha Venezuela. 

A população em parte se acomoda e em parte desiste de lutar - está instalado o governo autoritário e populista.

Observe o que acontece localmente, compare e analise o que acontece, pois o futuro da nação começa no seu município.
 Politiconomia - Portal Cordero Virtual
Politiconomia
Por: Marcelo L. Braga
Espaço para trazer assuntos da economia e da política, ajudando na formação de opiniões e cidadania.
Compartilhe:
MAIS ARTIGOS DESTE COLUNISTA

Outras Colunas:
Os conteúdos publicados por colunistas ou visitantes no Portal Cordero Virtual não expressam a opinião do Portal Cordero Virtual, sendo de responsabilidade de seus autores. Clique aqui e veja os Termos e Condições de Uso do Portal Cordero Virtual.
Clique Aqui

2001-2020 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71