Município Fiscalizado (E isso é muito bom) - Portal Cordero Virtual

Município Fiscalizado (E isso é muito bom)

04/07/2018 11:41:11
Noticia interessante para Cordeirópolis foi a Ação Direta de Inconstitucionalidade, movida pelo Procurador Geral de Justiça, questionando os cargos comissionados que foram criados no município no ano de 2017.

Interessante, mas não pela ação em sim, e sim pelo que ela representa em um panorama geral e mais amplo.

Apesar de nosso sentimento ser diferente e termos a tendência de focar a fiscalização na esfera federal ou estadual, o município é considerado o ente mais importante da federação e deveria - em tese -  ser onde a fiscalização fosse mais dura e apertada.

Tudo acontece, primeiro, no município! É o lugar onde o cidadão sente na pele e bem de perto os reflexos de políticas desastrosas. É no município onde sentimos a falta de remédios, infra-estrutura, educação e o rombo que o dinheiro desviado traz.

A posição federativa que os municípios ocupam na Constituição é única no Brasil; em lugar nenhum do mundo eles são dotados de tanta autonomia e tanta importância como aqui nas terras brazucas, e isso não é de agora mas, com certeza, as coisas amadureceram bastante após a constituição de 1988.

Então, uma reflexão é válida: Do que adianta discutir corrupção, cargos encomendados, licitações super-faturadas e clientelismo nos governos federal e estadual se, tudo isso, acontece em nosso quintal?

Vamos observar mais o que acontece na nossa esfera, porque a política velha, presunçosa, rançosa e afeta às mazelas que afligem o país começam nos municípios.

Claro que a estrutura de nosso federalismo não pode ser esquecida e devemos, sim, estarmos atentos ao que acontece na política do país como um todo, mas cada qual com sua devida importância e ao seu devido tempo, pois como disse, as coisas acontecem primeiro bem aqui, no município.

Para exercer cidadania sejamos, em primeira mão, cidadãos municipais e que cada um de nós faça sua parte. O Ministério Público Estadual vem cumprindo o seu papel mas, ninguém é isento de responsabilidade daquilo que acontece no próprio quintal. 

Sejamos, acima de tudo, municipalistas.
 Politiconomia - Portal Cordero Virtual
Politiconomia
Por: Marcelo L. Braga
Espaço para trazer assuntos da economia e da política, ajudando na formação de opiniões e cidadania.
Compartilhe:
MAIS ARTIGOS DESTE COLUNISTA

Outras Colunas:
Os conteúdos publicados por colunistas ou visitantes no Portal Cordero Virtual não expressam a opinião do Portal Cordero Virtual, sendo de responsabilidade de seus autores. Clique aqui e veja os Termos e Condições de Uso do Portal Cordero Virtual.
Clique Aqui

2001-2020 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71