Facebook Twitter Instagram

Cordeirópolis-SP, 25 de julho de 2017


 Comissão de Saúde visita Centro de Saúde da Família Jardim Aeroporto em Limeira - Portal Cordero Virtual
19/05/2017 06:00:02
Comissão de Saúde visita Centro de Saúde da Família Jardim Aeroporto em Limeira
Diligência foi realizada na manhã de quarta-feira, 18 de maio

Vereadores da Comissão Permanente de Saúde visitaram o Centro de Saúde da Família (CSF) Jardim Aeroporto com o objetivo de verificar as condições de atendimento à população e de trabalho dos servidores. A diligência foi realizada na manhã de quarta-feira, 18 de maio, e contou com a presença dos parlamentares Dr. Rafael Camargo (PMDB), Lu Bogo (PR) e Dra. Mayra Costa (PPS).

Os vereadores encontraram as áreas de recepção e atendimento médico com grande quantidade de pessoas, entre elas, as clínicas e as farmácias. Na avaliação do presidente da Comissão, Dr. Rafael, a cidade de Limeira está crescendo naquela região e, para piorar a situação, muitas pessoas deixaram o convênio particular para buscar o SUS. "Esse é o grande problema do CSF do Jardim Aeroporto", disse.

Os vereadores também demonstraram preocupação com o aumento da demanda após a conclusão do Residencial Rubi, que fica próximo ao CSF e vai abrigar cerca de 900 famílias.

Segundo apuração da comissão, o CSF Aeroporto é uma unidade mista, que faz serviços de pronto-atendimento, estratégia saúde da família e atendimento básico (UBS), abrangendo 35 bairros da região. São cerca de 1.700 consultas por mês nos consultórios médicos, além de 3.700 acolhimentos no pronto-socorro e de 250 a 300 atendimentos na farmácia.

A unidade conta com três médicos generalistas do Programa Mais Médicos, que trabalham em jornada de 40 horas, além de médicos especialistas: um obstetra, dois ginecologistas, dois pediatras e um clínico geral. Também conta com dois dentistas em cada período. Conforme averiguou a Comissão, a unidade não tem profissionais das áreas de fisioterapia, nutrição e psicologia - apesar de a população demandar.

Segundo apuraram os vereadores, seria interessante que a Prefeitura readequasse o corpo de servidores do CSF, uma vez que a unidade de dispensação de medicamentos do Jardim Aeroporto recebeu a demanda de outros CSFs. Atualmente, conta com um farmacêutico e um auxiliar de farmácia.

Em conversa com populares no CSF, os vereadores ouviram reclamações sobre a espera de cerca de uma hora para atendimento nas clínicas médicas do posto e da demora, de até 12 meses, para marcação de exames fora da unidade básica - como oftalmologia e cardiologia.

Outra questão encontrada pela pela Comissão é o entupimento do compressor de ar, que fica na área externa do posto, e está sendo afetado pela raiz de uma árvore. Com isso, está sendo utilizado um aspirador portátil, que, segundo o vereador Dr. Rafael, "pode falhar a qualquer momento e deixar o atendimento comprometido".

Fiscalização

A visita ao CSF Jardim Aeroporto faz parte da iniciativa da Comissão Permanente de Saúde de fazer uma varredura de todas as unidades básicas de saúde da cidade. O colegiado é composto pelos vereadores Dr. Rafael Camargo (PMDB), presidente; Lu Bogo (PR), vice-presidente; Marco Xavier (PSB), secretário; Dr. Marcelo Rossi (PSD); e Dra. Mayra Costa (PPS). A fiscalização externa é uma das atribuições do Legislativo. De acordo com o Regimento Interno da Câmara, as comissões permanentes também têm a competência de fiscalizar, inclusive efetuando diligências, e realizar vistorias e levantamentos “in loco”, em especial para "verificar a regularidade, a eficiência e a eficácia dos seus órgãos no cumprimento dos objetivos institucionais".
Fonte: Núcleo de Imprensa - Câmara Municipal de Limeira


VEJA MAIS NOTÍCIAS

2001-2017 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71