Facebook Twitter Instagram

Cordeirópolis-SP, 25 de julho de 2017


 1º Caminhão de fotografia do Brasil estreia em Saquarema - Portal Cordero Virtual
19/05/2017 06:00:02
1º Caminhão de fotografia do Brasil estreia em Saquarema
PhotoTruck, do Instituto CCR, estaciona nesta sexta na cidade levando arte e reflexão para crianças e jovens.

Usar a fotografia para despertar nas pessoas um novo olhar sobre o mundo. Em tempos de cliques imediatos e “selfies” em redes sociais o primeiro caminhão de fotografia do Brasil, o PhotoTruck, leva oficinas como forma de reflexão e expressão do mundo ao redor, mostrando aos alunos a magia da fotografia e ensinando o processo de criação da foto, desde a captura da imagem até a impressão da foto registrada pelo ponto de vista de cada um. 
Após passar por Rio Bonito, o projeto estreia nesta sexta-feira em Saquarema, no Centro de Educação Municipal Padre Manuel, onde ficará também estacionado na próxima segunda-feira (22/05). 

Feito sob medida para atividades educacionais, o PhotoTruck encanta crianças e adultos por onde passa. A unidade móvel é equipada com impressoras de alta qualidade, internet e câmeras fotográficas, uma delas é a câmera escura em que os participantes aprendem, na prática e brincando, como as imagens são formadas. Tem também uma cabine fotográfica para criar autorretratos, além de brinquedos educativos, como caleidoscópios e pirulitos óticos.
O Ministério da Cultura e o Instituto CCR apresentam o Circuito PhotoTruck, com o tema “Meu Brasil” em uma viagem por 36 cidades dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Mato Grosso, para atender mais de 9 mil alunos e professores nas atividades.  

A proposta do tema é estimular os alunos a despertarem um olhar crítico sobre a diversidade da cultura brasileira e a refletirem sobre a relação com o mundo em que vivem por meio das fotografias e legendas produzidas por eles. “É algo valioso mostrar para uma criança um novo olhar do mesmo lugar em que ela está todos os dias e a oficina permite esse momento de reflexão, conta Levi Fanan, educador da ImageMagica. Muitos alunos já têm contato com a fotografia no dia-a-dia, mas não pensam na mensagem que estão transmitindo. E esse é o grande diferencial da oficina: unir a fotografia produzida com a mensagem que o participante quer passar, resgatando a reflexão por trás da imagem”, conclui Levi.

Para a professora Salete Aparecida de Andrade, da EM Prof. Paulo Grott, de Ponta Grossa (PR), o projeto foi uma oportunidade para os seus alunos conhecerem na prática o mundo da fotografia. “Muitos não têm acesso a esse tipo de tecnologia, mas mesmo os que têm não sabem realmente como é produzida uma foto”, destaca Salete.
Em cada município, os educadores do projeto visitam uma escola, centro comunitário ou praça pública, onde realizam dois dias de oficinas para 250 alunos. Neste mês, o PhotoTruck ainda visitará o município de São Pedro da Aldeia, nos dias 23 e 24, totalizando mais de mais de 1.500 jovens e crianças atendidas nas três cidades, numa parceria da CCR ViaLagos com as respectivas secretarias municipais de educação.

Uma das principais atividades do PhotoTruck envolve a produção de uma foto e uma legenda, criadas a partir de uma reflexão e discussão sobre o tema abordado. As imagens são feitas com o aplicativo de celular desenvolvido exclusivamente para o projeto, e ao final da oficina são impressas e viram exposições de lambe-lambe nos muros das escolas.

Em 2016, o Instituto CCR ajudou a levar o PhotoTruck a 43 cidades pelo Brasil a fora, rodando mais de 10 mil quilômetros, o equivalente a uma distância entre São Paulo e Berlim. Foram mais de 7.500 alunos e 450 educadores atendidos. 

ImageMagica

Fundada pelo fotógrafo André François em 1995, a ImageMagica desenvolve projetos e documentários fotográficos que promovem educação, saúde e cultura para jovens e adultos. Por meio da fotografia, a organização aplica seus projetos em escolas e hospitais, possibilitando a reflexão sobre a realidade de cada um e a transformação social. Além disso, desde 2005, André François realiza documentários fotográficos sobre a saúde no Brasil e no mundo.A ImageMagica é afiliada à ONU (Organização das Nações Unidas), pelo Departamento de Informação Pública (DPI) desde 2006; suas ações foram premiadas pela International  Union for Health  Promotion and Health Education em conferência realizada pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde). André François foi finalista do prêmio Empreendedor Social 2006, da Schwab Foundation, além de receber importantes premiações nacionais e internacionais, como as organizadas pela Fundação Conrado Wessel, Syngenta, entre outras. 
Saiba mais em: www.imagemagica.org / facebook.com/imagemagicapage

Serviço: 

Saquarema
Centro de Educação Municipal Padre Manuel
Dias 19 e 22/05
Rua Domingos A. Cardoso, nº 91. Porto da Roça
Horário: 7h30 às 15h
Fonte: Comunicação CCR Via Lagos


VEJA MAIS NOTÍCIAS

2001-2017 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71